5 tendências de Marketing para 2022

Conheça mais estratégias e ferramentas estão em alta para utilizar a favor da sua empresa em 2022....

Henrike Rebelo

dezembro 27, 2021

1 – ASSISTENTES VIRTUAIS (CHATBOTS) MAIS HUMANIZADOS

A forma de interagir e resolver formas de atendimento vem se atualizando, e os chatbots têm sido uma solução importantíssima. Há alguns anos, eles eram literalmente “mais robotizados”, trazendo perguntas e respostas mais frias. 

A tendência a partir de agora é um atendimento “mais humanizado”, com formas de abordagens que remetem mais a uma conversa com um humano. 

A grande vantagem de utilizá-los de maneira inteligente é que em muitos casos de atendimento receptivo, esses robôs conseguem tirar dúvidas recorrentes de clientes, sem necessitar de um atendimento humano, além de aumentarem em muito a captação de leads em websites. Aposte nisso. 

2 – VÍDEOS CURTOS

Não é novidade para ninguém que as plataformas de conteúdo atualizam sua lógica de entrega de conteúdo constantemente. Percebendo a preferência do público por um consumo de conteúdo curto e direto ao ponto, outra tendência de Marketing  é a produção de vídeos com até 60 segundos.

Quase ninguém está disposto a ficar mais de 1 minuto na tela do celular vendo um conteúdo. Por isso, a dica é: tenha uma pauta de vídeo bem direta ao ponto, e lembre-se que os 5 primeiros segundos são determinantes na retenção do seu público. Use e abuse do reels do Instagram e dos stories para você apresentar seus serviços e produtos. 

3 – SOCIAL SELLING

Você já ouviu falar sobre? Provavelmente não, mas nós explicamos para vocês. Social Selling é o processo de prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles nas redes sociais com o objetivo de gerar vendas.

Basicamente, empresas utilizam a criação de conteúdo e a proximidade com seus prospects pelas redes sociais para estreitar relacionamentos, trazer conteúdo relevante e propagar seus valores para o mercado. 

Um ótimo exemplo de social selling é o Nubank, que utiliza suas redes sociais tanto para educar financeiramente seus clientes, tornando-os sócios do banco. Outro exemplo do próprio Nubank é o cartão.

  • CONFIRA O VÍDEO ABAIXO. 

4 – PESQUISA POR VOZ

Com a popularização de assistentes de voz como o Google Assistente, Alexa e Siri, vivemos em um contexto diferente de interação com dispositivos. Portanto, a forma como pesquisamos por serviços e produtos tem mudado. 

Nos casos da pesquisa por voz, geralmente os termos que usamos são mais de cauda longa. Um exemplo disso é: digitando no Google: “Músicas do Tim Maia”. Em um assistente de voz, uma procura comum poderia ser: “Alexia, procure as melhores músicas do Tim Maia no Spotify”. 

Percebe como a forma de pesquisa é diferente? Uma dica importante é manter o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio bem atualizada, incluindo esses termos relevantes. 

5 – REALIDADE AUMENTADA (RA)

Não é novidade que os grandes players do mercado (empresas gigantes), em especial os grandes e-commerces lançam tendências. No início, alguma tecnologias são muito caras e inviáveis para empresas pequenas e médias, mas com o passar do tempo isso vai mudando. 

Uma das coisas que empresas, em especial lojas virtuais devem apostar é na realidade aumentada. Por meio dela, hoje é possível oferecer aos seus clientes provadores virtuais. Veja abaixo esse vídeo de exemplo da loja Gucci´s. 

O cliente pode por meio do provador virtual escolher um modelo de tênis, alternando entre as cores disponíveis para ajudar no seu processo de compra. Incrível, não é? 

CONCLUSÃO

Gostou destas dicas? Deixe seu comentário aqui abaixo para interagir conosco. 



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