O QUE É CRM E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA PARA O COMERCIAL DE SUA EMPRESA
Ferramenta é útil para gestão de contatos comerciais, trazendo todo o histórico de negociação e planejando contatos...
março 1, 2022
Você ainda é um dos adeptos a organizar seus contatos comerciais em um caderno com anotações ou uma planilha do excel?
Algumas empresas e profissionais continuam se organizando dessa forma. Não que isso vai determinar o sucesso ou insucesso de suas ações, mas hoje, viemos abordar uma ferramenta muito mais eficaz e inteligente para você organizar seu processo de prospecção comercial: o CRM.
O QUE É CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta que gerencia todo o histórico de relação da sua empresa com seu possível cliente: desde o primeiro contato, até o avanço para a reunião de fechamento.
Na ferramenta você ou seus vendedores farão anotações dessas ligações ou qualquer contato feito com o cliente, coletando informações como: se o cliente demonstrou ou não interesse no seu serviço; qual estágio do funil de vendas ele se encontra; se ele possui algum fornecedor já o atendente no seu segmento; quem são os contatos da empresa empresa, e muitas outras informações.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO CRM NO MEU TRABALHO COMERCIAL
Pense na seguinte hipótese: você tem um vendedor que faz 40 ligações ativas por dia. Ao final de uma semana, esse profissional terá feito 200 ligações. Você acha que ele lembrará o que falou com todos esses contatos? E ainda mais importante: qual é a situação de todos, um a um?
Se você disse que ele não lembrará, você está correto. Em um processo de prospecção ativa, primeiro são feitas ligações em quantidade, para que pouco a pouco, esse vendedor possa classificar quem demonstrou mais interesse, mas a partir disso focar suas energias nos prospects com mais interesse.
ALGUNS BENEFÍCIOS DO USO DO CRM
Visão ampla do gestor comercial
Com o CRM, o gestor pode saber quantas empresas ao total foram prospectadas, como está sendo a evolução desses negócios e como seu comercial tem se comportado. Alguns CRM como o da RD Station até grava as ligações, possibilitando ao gestor comercial avaliar o script de abordagem do seu departamento comercial e propor melhorias nesta etapa.
Produtividade controlada
Dia a dia, semana a semana, é possível acompanhar quantas novas empresas foram prospectadas ou quais evoluíram no funil de vendas.
É aconselhável parar em determinado número de prospecções, e trabalhar ao máximo em cima da base previamente coletada com o objetivo de que esses leads avancem no processo de fechamento com sua empresa.
Padronização no processo comercial
Outro fator muito interessante em usar o CRM é manter um padrão na forma de trabalho na sua empresa. Imagine o que aconteceria se cada vendedor trabalhasse da forma que acha mais pertinente?
Em uma hipótese de saída de um profissional, o outro que assumir a carteira de prospecção não teria nenhum histórico e se perderia o trabalho de meses. A padronização de processo com o uso de CRM trará consistência, informações e eficiência à sua área de vendas.
CONHEÇA ALGUNS CRM DISPONÍVEIS NO MERCADO
São muitas as empresas que trazem soluções em CRM. Vamos pontuar algumas para você conseguir implementar em sua empresa.
1 – RD STATION CRM
Muito conhecida no mercado primeiramente por sua ferramenta de automação de Marketing, a Rd Station, a Resultados Digitais também tem sua ferramenta de CRM que é o RD CRM.
Uma de suas vantagens é que disponibiliza a ferramenta gratuita com algumas limitações, mas já que atende quem está iniciando. Seus planos pagos não são caros e são perfeitamente compatíveis com quem deseja começar a prospecção com eficiência.
2 – PIPEDRIVE
Uma das ferramentas prediletas dos empreendedores, o Pipedrive traz uma interface bem intuitiva e de fácil utilização. Possui período grátis para conhecer a ferramenta, sendo uma das mais renomadas no mercado.
3 – BITRIX 24
Eficiente e com múltiplas ferramentas, o Bitrix 24 é outra opção de CRM bem intuitiva, além de também ser grátis. Ideal para quem está iniciando e deseja implementar o CRM em sua estratégia comercial.
CONCLUSÃO
Com a leitura deste artigo trouxemos toda a importância do uso do CRM para o seu negócio. E você, gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Envie para nós aqui nos comentários.
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