O que são canais de marketing e a importância para empresas
Mapear e estruturar seus canais de marketing serão imprescindíveis para que seu cliente final consiga comprar seus serviços e produtos e buscar...
maio 6, 2022
Alguma vez você já tentou entrar em contato com uma empresa e não conseguiu? Seja uma ligação telefônica não atendida, ou buscou informações sobre um serviço ou produto pelas redes sociais e não foi respondido, ou que não havia um chat no site?
Muito antes de definir estratégias de Marketing, é necessário prever, desenhar e estruturar todos os canais de comunicação da sua empresa, para que, quando seus potenciais clientes, ou já clientes atuais entrem em contato com sua empresa, eles tenham uma boa experiência nesse contato.
Para te ajudar nisso, leia esse blog até o final e confira mais sobre o tema.
O QUE SÃO CANAIS DE MARKETING?
Quando citamos a palavra “canais”, precisamos remeter a essência do que é um canal, que nada mais é do que um meio de distribuição ou transmissão de algo.
No contexto do marketing, os canais serão os caminhos pelos quais você poderá atender ou divulgar seu produto ou serviços ao seu público, tirando as possíveis dúvidas que possam surgir ou até já se tornar uma ponte para o fechamento de uma venda.
PRINCIPAIS CANAIS DE MARKETING
SITE
Quando você está procurando por algum assunto ou empresa, você está no estágio de: conhecer mais sobre ela entender quais soluções ela traz; seu tempo de mercado para aí sim, começar a buscar uma fonte de contato.
Conforme o segmento, principalmente nos casos de empresas de tecnologia ou de ferramentas online, o site poderá ser o principal centralizador de demandas e pedidos de atendimento, tanto a nível de novos clientes, quanto também de suporte aos atuais.
Portanto, pensar em toda a estrutura de atendimento e de distribuição de fluxos de atendimento será primordial para o sucesso do seu negócio.
REDES SOCIAIS
Outra ponte essencial de conexão com seu público são as redes sociais. Por meio do social, você poderá transformar clientes em fãs da sua marca, mostrando os bastidores da sua empresa, além de, claro, ser também um canal de venda e atendimento.
Em especial, setores como estética, saúde e beleza, o processo de vendas acontece direto pelas plataformas de conversas nas redes sociais. Um exemplo disso é uma clínica de estética, que faz stories no Instagram divulgando uma promoção de depilação a laser, por exemplo. Alguma seguidora vê o conteúdo, se interessa, e inicia uma conversa pela plataforma, buscando ter mais informações sobre horários para agendamento, preços e condições.
Por isso é tão importante ter estruturado bem esse canal de marketing.
E-MAIL MARKETING
Quando pensamos em comunicação em massa, mais uma vez o já tradicional e-mail marketing aparece como um dos mais eficientes canais de marketing. Empresas podem utilizar ele para:
- Envio de comunicados semanais (newsletter)
- Envio de promoções sazonais (muito utilizados nos e-commerces)
- Envio de cupons de desconto
- Comunicados esporádicos
- Nutrição de leads
Uma das vantagens do e-mail é que após conquistar uma grande base de clientes, você consegue não ficar refém de canais de tráfego pago, como anúncios no Google Ads ou nas redes sociais, tendo mais essa ponte de comunicação com seu cliente.
TRÁFEGO DIRETO
Este é um canal geralmente menor que os outros, mas são números que merecem muita atenção. De forma resumida, o tráfego direto é quando seu cliente digita diretamente a URL do seu website no navegador.
Ou seja, pessoas que já conhecem sua marca ou que receberam indicação de alguém. Portanto, ela é uma estatística importante para saber o quanto nossa marca já é reconhecida no mercado.
MÍDIA PAGA
Mídia paga são plataformas em que empresas e pessoas conseguem anunciar por meio de anúncios, geralmente online. O maior exemplo e plataforma nesse quesito é o Google Ads. Por meio de palavras-chave, é possível posicionar um site no topo de resultados de busca no Google, obtendo dessa forma, mais visitantes, consequentemente mais pedidos de orçamento.
Esse é um canal muito eficiente pois já propicia resultados com retornos rápidos, desde que o site de destino contenha exatamente o que o usuário busca, com boa velocidade de carregamento e uma boa estrutura e distribuição de informações.
Além do Google, é possível anunciar em outras plataformas como:
- Facebook Ads (anúncios para Facebook e Instagram
- Pinterest Ads
- Linkedin Ads
- Entre outros
CONTACT CENTER
Nesse sentido, empresas que ofereçam soluções de contact center integrados com: ura de direcionamento de atendimento setorizado ou retenção de cliente, pode ser uma boa ideia.
Por mais que a procura por atendimentos online estejam cada vez mais em alta, não podemos deixar de dar ênfase em como é importante, dependendo do segmento do cliente, estruturar uma via de atendimento telefônico.
Há muito tempo que o Whatsapp deixou de ser somente um mensageiro para comunicação pessoal. No cenário atual, cada vez mais vêm surgindo empresas que oferecem ferramentas para atendimentos profissionais via Whatsapp, com trilhas de autoatendimento, criação de protocolos e divisão de setores pela ferramenta.
Inclusive, algumas das empresas operam no modelo Whatsapp API Oficial, contendo o selo de empresa verificada, porém com atendimento cobrados conforme cada modelo de business.
Nossa dica é procurar fornecedores e avaliar qual melhor irá se adaptar ao seu contexto.
QUAIS CANAIS DE MARKETING DEVO TER
Essa resposta se dará conforme o segmento do seu negócio, tamanho da sua empresa e particularidade do seu público. Para isso, tenha um profissional de Marketing capacitado para conseguir, junto com você, mapear esses canais e escolher em quais sua empresa deverá colocar energia para criá-los.
A Tribo 3 te ajuda nesse desafio. Clique aqui e entre em contato conosco.
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